Algumas Produções


Texto reflexivo
O que significa educar dentro desse novo contexto tecnológico? Como ocorrem as aprendizagens? Que desafios são impostos a alunos e professores?

Muito se tem questionado dos desafios de se ensinar no novo contexto de transformações tecnológicas. É verdade que cada vez mais a velocidade dessas transformações vem aumentando e, junto, o acesso aos recursos tecnológicos, principalmente os das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. Mas, se pararmos para pensar, transformações sempre ocorreram, o que levou mais tempo foi justamente o acesso da massa a recursos.

Quanto ao ensino-aprendizagem em meio a esse contexto, deverá ser levado em consideração que os alunos estão tendo acesso a enormes quantidades de informações e precisam ser orientados sobre o melhor aproveitamento desse acesso. Por outro lado os professores nem sempre estão preparados para lidar com a tecnologia e precisam se atualizar. 

Apesar, de muitos alunos estarem mais familiarizados com tais recursos do que professores, pois já nasceram neste novo contexto de acesso aos recursos tecnológico, outros ainda não possuem esse acesso seja por questões financeiras, geográficas ou outros motivos. Em alguns casos, o único acesso com os recursos acontecem na escola, no entanto vemos que nem sempre a escola está preparada para atender tal demanda, seja por questões de aquisição de equipamentos, manutenção dos mesmos, falta de profissionais capacitados para atuarem na área...

Vivemos cercados de informações que nos chega por vários meios. O termo “contexto tecnológico”, embora possa ter outros significados, é identificado como algo ligado ao universo digital onde dentro dele encontra-se a informática e os aparelhos que nos conectam a internet.  O fato é que tem se tornado cada vez mais imprescindível o uso de recursos tecnológicos para se comunicar, se informar e até se relacionar socialmente. Tais recursos têm se tornados ferramentas pedagógicas: para o ensino a distância é indispensável e é um grande aliado na modalidade presencial, embora nem sempre muito explorado nessa modalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário